Qualidade

Hoje em dia toda empresa que quer se manter no mercado ter clientes satisfeitos tem que se aderir a padronização de seus processos, como uma maneira de fazer a qualidade estar presente no dia-a-dia, as empresas que passam por uma certificação ISO 9000 têm como fator a qualidade dando para a empresa brasileira a competitividade e a garantia de estar no mercado (ABNT, 2010).

 

  Aumento da Produtividade

Para se ter sucesso em uma empresa, segundo Sebrae (2010), são necessários padrões de qualidades que atendam todos os requisitos como prazo de entrega, preço justo e a qualidade do produto ou serviço só assim a empresa será competitiva no mercado dentre de tantas outras concorrentes fazendo assim o sucesso ou o fracasso, estes fatores são determinantes para a empresa sobreviver e se manter no mercado por muitos anos.

A inovação e a flexibilidade fazem a empresa sempre criar algo que facilitem a vida de seus consumidores e sempre inovando para se ter um grande diferencia (SEBRAE,2010).

A produtividade é a maneira de se trabalhar com inteligência buscando resultados, melhorias das operações, melhoria e o não desperdício de materiais e tempo com ociosidade de máquinas, automatização, e rotatividade no trabalho (SEBRAE, 2010).

Para se ter uma empresa com qualidade é de extrema importância os seus colaboradores ter uma certificação profissional para o desenvolvimento de produtos/serviços com maior qualidade, sendo assim uma qualificação profissional e social, aumentando suas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho (MTE, 2010).

 

  Melhoria Contínua na Indústria do Plástico

A melhoria continua é uma grande ferramenta para que a empresa se desenvolva e avance na sua produtividade e qualidade total sempre em busca de possíveis falhas evitando fazer o trabalho repetido, para que se não tenha problema interno e assim não atrapalhando a cadeia produtiva e nem atrasos possíveis e também não gerando problemas externos com clientes (HARRINGTON, 1993).

Segundo Martins (1998), pensar em grandes melhorias é um fator comum, mas algumas pequenas mudanças fazem com que se tenha altos ganhos de qualidade e produtividade sendo assim uma melhoria contínua com o propósito de se ter melhoria no dia-a-dia que com base em um método japonês chamado KAIZEN, que nada mais é “todos melhoram tudo, o tempo todo”, ficando assim cada colaborador da empresa identificando um problema é proposto uma análise e soluções são propostas.Também são chamadas TQM (Total quality Management), TQC(Total Quality Control), TPM (Total Produtivity Management), entre outros.Todas estas ferramentas tem o propósito de se melhorar sistematicamente para resolução de problemas.

A melhoria contínua tem que estar na cultura organizacional fazendo com que isso seja rotineira para todos os processos e todos os colaboradores de cima para baixo. 

 

  Modelo Adotado por Algumas Empresas